Então queres ganhar músculo sem usar esteroides? Bem, deixa-me dizer-te que a musculação natural é difícil…
Especialmente porque parece uma situação de desigualdade no ginásio, não parece?
Há algum pessoal que tu simplesmente sabes que usam esteroides. Há outros que tu suspeitas, mas não tens mesmo a certeza.
É um facto triste: os esteroides são muito mais comuns do que gostarias de imaginar e pode mesmo parecer que todos os estão a usar…
Mas, se tiveres determinado a manter-te natural e queres ganhar músculo sem esteroides rapidamente, independentemente da dificuldade, podes estar a sentir-te um pouco desencorajado em relação à tua capacidade para ganhar músculo.
Mas não te preocupes, tomaste uma boa decisão…
Neste artigo irás aprender:
- Porque é que não tomar esteroides é melhor
- Como ganhar músculo sem esteroides ou qualquer outro tipo de substâncias ilegais
- O truque secreto para manter os músculos ativos sem passares horas no ginásio
Quando entras no ginásio, poderás sentir que existem dois grupos: aqueles que tomam esteroides e os que não tomam. Se sentires que o teu grupo, os que não tomam esteroides, está a ficar mais pequeno de dia para dia, podes ficar tentado a experimentar um ciclo.
Quer dizer, que mal poderá fazer, certo?
A verdade é que pode ser muito mau…
Usar Esteroides Para Ganhar Músculo é Má Ideia
Considera isto:
- A maior parte dos utilizadores de esteroides tomam de 10 a 100 vezes mais do que um médico prescreveria para tratar um problema médico ou doença.
- Os esteroides não afetam apenas o teu corpo. Eles também afetam a tua mente. Sintomas relacionados com o uso de esteroides incluem alterações de humor, comportamentos maníacos, insónia, irritabilidade e diminuição da capacidade de discernimento. Alguns indivíduos também se tornam muito agressivos.
- Os esteroides não são uma solução de longo-prazo. Com demasiados ciclos o teu corpo pode tornar-se demasiado dependente da testosterona externa, reduzindo a tua própria produção natural. Então, se decidires sair, ficas com os níveis de testosterona mais baixos do que o normal. Diz adeus aos músculos que ganhaste!
- Os esteroides são viciantes. Raramente alguém faz apenas um ciclo. Qual a razão? Vê acima.
- Os homens que usam esteroides podem sofrer do seguinte:
- Testículos encolhidos, crescimento da mama, infertilidade, impotência, um maior risco de cancro da próstata. Os esteroides podem afetar a tua capacidade para ter filhos.
- Os utilizadores de esteroides têm um risco maior de contrair VIH/Sida se forem usadas agulhas não esterilizadas.
Apesar dos esteroides te poderem dar o reforço de energia inicial que procuras – sentir como se tivesses poderes sobre-humanos no ginásio, quando analisas bem, sabes que eles não são uma opção sensata de longo-prazo.
Sê inteligente e mantém-te firme. Manteres-te num estado natural irá dar-te não apenas a sensação de seres capaz de alcançar grupos musculares excelentes sem auxílio, mas também irá proporcionar-te saúde a longo prazo.
Mais, as hipóteses de manteres os teus ganhos serão muito maiores se não tomares esteroides.
Como Ganhar Músculo Sem Esteroides o Mais Rapidamente Possível: O Derradeiro Guia de Musculação Natural
Ok, então agora que estás de volta ao bom caminho, vamos falar de como podes ganhar músculo sem esteroides, de forma que pareça que estás a tomar esteroides, apesar de tu saberes (orgulhosamente!) que não estás.
Leva a Sério a Creatina
Um produto que não é ilegal e cuja utilização deves levar a sério é a creatina. Se ainda não estiveres a usar este produto, agora é a altura para começar.
A creatina é um dos suplementos mais bem investigados na indústria e tem provado ajudar a acelerar a taxa dos tecidos de massa muscular magra.
É claro que ela não fará o trabalho por ti – irás ter que te esforçar no ginásio em cada treino para ganhar músculo rapidamente, mas com a creatina ao teu lado irás fazer mais a cada sessão, o que levará a que vejas resultados mais rapidamente.
Precisas de provas?
Um estudo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise observou que quando era dada aos sujeitos de teste creatina com hidratos de carbono, creatina com proteína de soro, proteína de soro ou apenas hidratos de carbono, os grupos que receberam creatina demonstraram maiores melhorias na força muscular, bem como no tamanho quando comparado com os que apenas receberam hidratos de carbono.
Os investigadores determinaram que até 76% das melhorias de força na realização do agachamento podiam ser atribuídas à hipertrofia dos músculos envolvidos neste exercício.
A creatina não é uma varinha de condão que podes tomar e que faz crescer os músculos “do nada”. Mas ela pode ajudar-te a fazer mais antes de atingires aquele ponto de cansaço onde tens que parar cada série.
Isto, por sua vez é o que ajuda os teus músculos a crescer.
Melhor que isso, ao contrário dos esteroides e outros suplementos que existem, não é preciso tomar a creatina por ciclos. Isto é algo que pode ajudar-te a ganhar massa muscular 365 dias por ano.
Toma Consciência Que Ganhar Músculo Naturalmente Tem Tudo a Ver Com a Alimentação
Podes pensar que o verdadeiro segredo para ficar o mais forte possível tem que ver com treinar no ginásio com muita intensidade e sempre que puderes. Mas se quiseres fazer as coisas ao natural, o verdadeiro segredo está na cozinha. O que comes vai ajudar ou dificultar o teu sucesso, ponto.
Agora, quando os utilizadores de esteroides comem, trata-se sobretudo de comer tanto quanto possível para ganhar massa ao máximo. Os esteroides aceleram o ritmo de síntese de proteínas, para que o atleta seja capaz de acelerar o ganho muscular sem grandes ganhos de gordura corporal.
Como atleta natural, precisas de ser mais inteligente. Sim, precisas de comer muito para ficar forte, mas limitar a tua alimentação torna-se mais importante.
Isto é o que te ajuda a ficar forte e também o que te ajuda a manteres-te magro ao mesmo tempo. Se te limitares a comer tudo o que vires, salvo se fores um ectomorfo natural, irás ganhas gorduras indesejadas também.
O que vais querer fazer é aumentar a ingestão de calorias em cerca de 600-700 calorias nos dias de treino, colocando o grosso destas calorias adicionais antes/depois da tua sessão de treino. Esta é a altura em que a síntese de proteínas estará elevada, portanto é mais provável essas calorias irem para o processo de construção de músculos.
Depois, nos dias de descanso, diminui um pouco. Come 100-200 calorias em excesso (lembra-te que a recuperação também utiliza energia) e foca-te em manter a tua gordura dietética um pouco mais alta nesse dia e os hidratos de carbono um pouco mais baixos.
Usar este estilo de alimentação irá ajudar-te a maximizar os ganhos musculares ao mesmo tempo que minimizas as indesejadas gorduras adicionais.
Como um atleta natural, irás querer evitar períodos de corte extensos porque nessas alturas começarás a perder os músculos ganhos a troco de muito esforço.
Treina (Um Pouco!) Menos
Por mais surpreendente que possa parecer, como um atleta natural, podes querer considerar treinar menos. Agora, não me interpretes mal, treinar continua a ser muito importante e quando fores ao ginásio precisas de dar 110% do teu esforço em cada série que fazes.
Porém, enquanto atleta natural, demasiado treino irá levar a um crescimento muscular lento e possivelmente levar-te pelo caminho do treino excessivo. Enquanto os utilizadores de esteroides podem fazer duas sessões por dia, para ti, será melhor “dar tudo” ao ginásio apenas uma vez por dia e assegurares-te que deixas pelo menos dois dias por semana para descansares e recuperares.
É durante a recuperação que ganhas músculo, por isso não percas essa oportunidade.
Muitos culturistas naturais já estão perto do excesso de treino e quando finalmente diminuem, é quando obtêm os melhores resultados. Se não estiveres a obter quaisquer ganhos e souberes que a tua ingestão de calorias está certa, é provável que estejas a treinar demais.
Diminui ligeiramente e os teus resultados podem disparar.
Dorme Mais e Ganha Músculo Antes Mesmo de Começares o Dia
Acredites ou não, dormir mais irá ajudar-te a ganhar mais músculo sem esteroides…
Uma vez que não estás a receber a ajuda de fontes externas de testosterona, irás querer fazer tudo o que puderes para maximizar a tua produção interna. Isto significa levar o sono a sério.
Eu sei…
Estás ocupado e a tua lista não tem fim.
Mas se queres mesmo ver resultados, precisas de dormir 8-9 horas por noite.
Percebe isto:
Num estudo publicado no Jama Journal, os investigadores estudaram quais seriam as implicações de uma semana de privação de sono. Eles colocaram os sujeitos de teste a dormir por 8 horas durante uma semana (o período de washout) e depois passaram 11 noites no laboratório. Nas três primeiras noites eles dormiram durante 10 horas para pagar qualquer dívida para com o sono que estivesse presente.
Os níveis de testosterona foram então registados para servir como base de avaliação.
Depois disto, eles foram sujeitos a 8 noites em que apenas dormiam 5 horas. Depois deste período, os níveis de testosterona foram medidos novamente. Depois dos resultados saírem, verificou-se que os sujeitos tiveram uma diminuição de 10-15% nos níveis de testosterona livre.
Tomando em consideração o facto de a testosterona diminuir cerca de 1% por ano, isto significa que podes estar com níveis de testosterona que são uma década mais velhos que tu.
Moral da história?
Leva o sono a sério. Para fazeres culturismo natural, não podes dar-te ao luxo de não obter o reforço natural de testosterona dado pelo sono. Como sabes, a tua produção natural de testosterona é vital se quiseres ser capaz de ganhar músculo sem esteroides rapidamente.
Come Mais Gordura Saturada (A Sério!)
Finalmente, o meu último conselho é que aumentes a ingestão de gorduras saturadas.
É provável que te tenham dito que diminuir a tua ingestão de gorduras saturadas é melhor para a saúde.
E, caso comas meia dúzia de ovos, bifes e bacon por dia, então sim, provavelmente é um bom conselho.
Mas para o atleta natural que tem uma dieta relativamente saudável?
Adicionar mais gordura pode na verdade ser a chave para o sucesso. Estudos sugerem que os homens que consomem demasiada fibra dietética e gordura saturada em quantidade insuficiente demonstram ter menos testosterona do que os homens que comem mais gordura saturada e menos fibra.
Então, deves trocar os teus brócolos por bacon?
Tem calma meu irmão.
Tu não deves evitar fibra completamente, mas em vez disso, verifica se não estás a exagerar. Em seguida, certifica-te que as fontes de gordura saturada que estás a comer vêm de fontes naturais.
Pensa em carne vermelha magra, ovos e, possivelmente, até mesmo alguns produtos lácteos mais gordos.
Mantém-te afastado de alimentos fritos ou aqueles muito processados. Apesar de poderem conter gordura saturada, também contém outras coisas que irão fazer mal à tua saúde.
Leva estes conselhos para casa
Depois deste guia de musculação natural tens agora os passos-chave que deves executar se quiseres ganhar músculo sem esteroides o mais rapidamente possível.
Assegura-te que:
- Tomas creatina
- Percebes completamente a importância da nutrição
- Lembra-te que o músculo é criado quando descansas
- Dorme 10 horas
- Come mais gordura saturada
Trabalha arduamente, segue estes conselhos e não cedas a pressões para tomar esteróides. Podes ganhar músculo sem esteróides e quando o fizeres irás sentir-te muito melhor ao saber que o fizeste estritamente com os teus recursos.
P.s: Se quiseres saber mais sobre Testosterona podes ler o nosso artigo Tudo Sobre a Testosterona.