Mantém-te Ativo com Desportos Aquáticos de Verão

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Windsurf

O verão é a melhor altura para te divertires ao sol, na água e para ficares em forma. Mas hoje em dia há tantas coisas diferentes para fazer quando vais à praia que ficas quase sem tempo para te informares sobre as últimas novidades das tangas.

Por isso, esta semana investigamos sobre algumas das melhores atividades para fazer na água quando chegas à praia, para que tenhas montes de tempo para olhar para as senhoras quando saíres da água. Agora prepara-te para te atirares às ondas…

Top 9 Desportos Aquáticos

Windsurf

Praticar windsurf é divertido e não precisa de muita habilidade, mas sim de uma grande vontade de aprender. Portanto, se te achas capaz de cair 3000 vezes antes de te conseguires equilibrar, este talvez seja o desporto certo para ti. Podes praticar windsurf em qualquer tipo de águas livres, mas a verdadeira diversão chega quando já és bom o suficiente para saltar ondas.

Outro fator importante: se praticares este desporto durante tempo suficiente, serás recompensado com um peito e ombros de um Deus Grego!

Kite Surf

Relativamente novo, este desporto junta esqui aquático, windsurf, papagaios de papel, entre outros. Este desporto exige paciência, destreza e alguma força. Atinge-se velocidades altas e sobe-se bastante alto no ar. Podes usar uma prancha ou esquis, para além do papagaio enorme, que é fácil de transportar, visto que entra facilmente dentro de um saco relativamente pequeno. Isto significa que não tens de ir comprar uma grande carrinha hippie para o carregar.

Boas notícias mais uma vez! Se praticares este desporto durante tempo suficiente, serás recompensado com um tronco mais forte e mais tonificado. Já agora, até o podes praticar no inverno num campo com neve ou num lago congelado. Por outro lado, és capaz de precisar de alguma coisa mais quente do que o teu suporte para bananas.

Skimboard

Este desporto já se pratica há muito tempo, mas tem sido moda nos últimos anos. Tudo o que precisas é de ir para beira-mar – preferencialmente uma praia com ondas grandes – e de uma prancha. Corres para a prancha, saltas, e deslizas na areia molhada. É muito divertido, um bom exercício de cardio e mantém-te perto da praia (piscar de olho).

Cuidado! Certifica-te que praticas muito! Se não tiveres água o suficiente por baixo da prancha, podes cair de cara na areia de uma maneira embaraçosa e possivelmente dolorosa.

Wakeboard

Batizado como um híbrido entre esqui aquático e surf, o wakeboard é de loucos. Usas uma prancha, um barco rápido e água. Depois andas muito rápido e começas a fazer piruetas, saltos, e um monte de coisas loucas. O wakeboard transformou o esqui aquático assim como o snowboard transformou o esqui de montanha.

Sugerimos que comeces lento, em águas relativamente calmas. Mas se gostas de adrenalina, vai para águas agitadas ou tenta até saltar ondas atrás de um barco grande.

Surf

Ah surf… o que seria Ericeira e Nazaré sem surf? Praticar surf é muito divertido e não requer um grande investimento como principiante. No entanto, precisas de ondas grandes para conseguires praticar o desporto corretamente. Se o surf tem alguma desvantagem, seria a falta de espaço para praticar em praias populares.

Para piorar as coisas, a maior parte dos surfistas não gosta de principiantes a meter-se no caminho deles – nada diferente daqueles esquiadores “profissionais” que ficam chateados com quem está a começar porque arruínam uma boa pista ou estragam o elevador em “T”.

Bodyboard

O bodyboard é uma versão de surf que pode ser feita em mais sítios por muito menos dinheiro. Usa-se uma prancha de bodyboard, ou meia-prancha, e o objetivo é apanhar as ondas como farias com uma prancha de surf.

Quem pratica bodyboard tem tendência para apanhar ondas em águas perigosas, o que normalmente resulta em ondas maiores.

A única desvantagem é estares sempre perto da praia, pelo que é muito fácil bater na areia repetidamente quando cais de uma onda. No entanto, é bastante divertido.

Esqui Aquático

O desporto clássico, desfrutado pelos jovens e pelos mais velhos, homens e mulheres. É certo que precisas de um barco, mas há parques de esqui aquático com barcos de sistema de navegação automático que levam a dar voltas num lago real ou artificial. Hoje em dia, trick ski é que está na moda. Os trick skis são mais pequenos e podem ser usados para fazer um monte de acrobacias.

No entanto, para os principiantes, usem os esquis tradicionais e andem a pouca velocidade. Guardem as vossas artimanhas até já terem bastante experiência.

Mota de água (ou embarcação pessoal)

As motas de água são relativamente recentes e são normalmente alvo de confusão quando chegam à praia. A maior parte das pessoas conduzem muito rápido e procedem a saltar ondas. São também usadas em conjunto com surfistas, para que estes possam surfar ondas que normalmente seriam inatingíveis.

Podes não conseguir o mesmo nível de exercício que terias com um desporto de prancha, mas é bastante divertido.

Caiaque

Este desporto tem-se tornado bastante popular nos últimos anos, com a chegada do caiaque marítimo. Este equipamento pode ser caro, portanto talvez queiras alugar antes de comprar. Praticar caiaque em corredeiras é a adrenalina total, mas exige muito treino. Caiaque marítimo é bastante mais fácil, mas precisas de um mar ou oceano. É também um excelente exercício, portanto certifica-te que vais ao ginásio durante umas semanas antes de começares o desporto.

Ir à praia num lindo fim-de-semana radiante é uma das coisas mais populares para fazer no verão. Claro que podes apenas ficar deitado ao sol e absorver alguns raios de sol cancerígenos, mas porque não seres uma pessoa ativa e ao menos tentares alguns destes desportos aquáticos para que aquele corpo que te esforçaste tanto para ter durante o inverno não desapareça antes do verão acabar. Quem sabe, até te podes divertir e conhecer algumas morenaças no processo! Vamos surfar!

Boas pessoal! Sou o Lucas, um personal trainer e especialista em nutrição desportiva. Como autor, uso a minha experiência e conhecimentos para vos dar análises detalhadas dos novos suplementos no mercado, assim como várias sugestões de treino, nutrição e saúde masculina.
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